Redução das opções ideológicas ao mínimo

“O crescimento ambientalmente sustentável, a promoção do emprego, o investimento público, a justiça fiscal, a defesa do Estado social terão de voltar ao vocabulário político através de entendimentos eficazes entre o Bloco de Esquerda, o PCP e os socialistas que apoiam convictamente o projecto alternativo de Manuel Alegre.”

Depois de uma análise certeira da actualidade Boaventura de Sousa Santos concluiu desta forma, espelhando o completo marasmo, o atrofio de ideias, o total conformismo da grande massa social-democrata que monopoliza para nossa desgraça o campo contestatário. Mas o articulista não percebe que foi apanhado no engodo que ele próprio denunciara momentos antes?

a segunda [a ditadura mole] manteve o jogo democrático mas reduziu ao mínimo as opções ideológicas

As opções ideológicas dessas “alternativas” não são mais do que o mesmo que temos, mas com uma maquilhagem diferente. Mais social-democracia, embora chamando-lhe comunismo ou socialismo, mais capitalismo, embora proclamando-o mais humano, mais mercados, embora mais regulados (por eles), mais crescimento, embora desejando que seja mais sustentável, mais legalismo, que se na oposição já são legalistas não mudarão com o poder, mais política parlamentar, também mais do mesmo, mais patriotismo, idem aspas. Já não dá para acreditar que um projecto político alternativo possa passar pelo parlamento ou pela presidência, quando sabemos da influência que os mercados têm na política.

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: