Banco Alimentar Parlamento

Na foto: Ricardo Gonçalves à espera da hora de abertura da cantina da Assembleia para poder matar o bicho

Como ficamos a saber nos últimos dias, há deputados na Assembleia da República que correm o risco de passar dificuldades, a quem os parcos 3.700€ mensais, mais os 60€ diários para ajudas de custo se podem fazer escassos. O que permitiu tornar pública esta situação foi a corajosa denúncia feita pelo deputado socialista Ricardo Gonçalves que alertou para o facto de estarem a ser os políticos a terem os maiores cortes nos vencimentos e para a eventual necessidade de abrir a cantina da Assembleia da República à noite. Não deve ser fácil reconhecer as dificuldades a alguém na sua posição.

Mas em boa hora o blog Aventar avançou com uma iniciativa de solidariedade chamada Banco Alimentar Parlamento, destinada à recolha de alimentos para o deputado Ricardo Gonçalves. Vamos então todos ajudar.

“Se abrissem a cantina da Assembleia da República à noite, eu ia lá jantar. Eu e muitos outros deputados da província. Quase não temos dinheiro para comer”.

Em comunicado, Ricardo Gonçalves diz não se estar a queixar, que as suas declarações foram truncadas e que vai processar os responsáveis.

COMUNICADO
São-me atribuídas afirmações que no essencial nunca proferi. São falsas e injustas. Limitei-me a constatar o facto de que os políticos têm os maiores cortes nos vencimentos – não critiquei esse facto, nem me queixei da situação.
Sei bem as dificuldades e angústias pelas quais os portugueses estão a passar. Disse e mantenho que os políticos devem dar o exemplo em todos os aspectos, devendo ser os primeiros a assumir as medidas de austeridade. Terão que se adaptar à crise – nem que para tal seja necessário abrir a cantina da Assembleia da República à noite, para que lá coma quem quiser. Não vejo nisso nenhum problema, é um espaço gerido por uma empresa privada, sendo um sítio digno e aprovado pela ASAE. Usei este exemplo forte para que as pessoas percebam até que ponto pode chegar a situação difícil que o País vive e para a qual eu alerto há muitos anos.
Nunca foi o dinheiro que me moveu na política, como facilmente posso demonstrar pelo meu património móvel e imóvel.
Não concebo (nem tal pode ser permissível) que se trunquem declarações, e que se inventem situações – tal como

alguns órgãos de Comunicação Social terem afirmado que várias pessoas abandonaram a sala quando falei sobre os cortes nos vencimentos da Função Pública e dos políticos. É uma mentira. E tal é facilmente demonstrável.
Por terem mentido propositadamente, distorcendo grosseiramente tudo o que disse e inventando malevolamente frases que não proferi em local algum, pondo em causa a minha honra e dignidade pessoal, vou accionar os mecanismos legais ao meu alcance para que seja reposta a verdade.
Estarei disponível para prestar esclarecimentos adicionais.

Ricardo Gonçalves
Lisboa, 8 de Outubro de 2010

Caro deputado Gonçalves, não se está a queixar nem ninguém esperava isso de alguém com o seu enorme gabarito intelectual, mas realmente, reincidir neste comunicado na questão de os políticos terem os maiores cortes nos vencimentos e de serem os primeiros a terem de se adaptar à crise, voltando a referir a cantina da AR, é o quê senão um queixume implícito, um lacrimejar envergonhado pelo não reconhecimento pelos sacrifícios feitos, um apelo à hetero-comiseração a que agora solidariamente respondemos com esta campanha em seu favor?

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Trackbacks

  • By Arroz e massa para Ricardo Gonçalves « on Sexta-feira, 15 Outubro 2010 at 12:48 pm

    […] deputado Ricardo Gonçalves não está satisfeito com a generosa solidariedade mostrada na campanha Banco Alimentar Parlamento e por isso volta à carga com novo comunicado. Bem, não é propriamente um comunicado novo. É o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: