A delinquência internacional como forma de gerar riqueza

A OXFAM observava que os países ricos se dizem comprometidos em erradicar a pobreza. Mas, também continuam a ser o maior obstáculo para as exportações, em concreto de produtos agrícolas, que para muitos países pobres é a única actividade económica ao alcance. Na prática, o conjunto de países ricos subsidia a sua agricultura em média com $1.000 milhões diários. Qualquer subsídio dado à produção leva a maiores níveis de produção, com a consequência de haver mais oferta nos mercados mundiais, sendo parte subsidiada e, portanto, vendível a preços mais baixos. Preços mais baixos significam que os pobres, não subsidiados, não vendem o seu produto, deixando-os na miséria, com abandono de terras que não compensa cultivar.

Para cúmulo, os mesmos países ricos da OCDE estendem anualmente um cheque de ajuda aos países mais pobres, certamente comovidos com o seu estado. Cheque esse que é cerca de 1/7 do valor com que subsidiam os seus agricultores.

Além disso, os ricos para se protegerem de modo mais eficaz levantam barreiras alfandegárias que são em média 4 vezes mais elevadas que as dos países pobres para onde exportam. Tais barreiras custam o dobro da ajuda que os países pobres recebem, segundo a mesma OXFAM.

Claro que tanto a Europa, como os USA e o Japão, que estão numa posição confortável de riqueza e além disso vão desfrutando de uma auréola de beneméritos são os mais activos na subsidiação dos seus agricultores e com as barreiras mais altas para os produtos dos países pobres.

No entanto, a imagem que passa da União Europeia nos nossos media é a da comunidade mais responsável e ética, na vanguarda das preocupações sociais e ambientais.
Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: