À atenção de todos os poluídos crónicos, particularmente os da grande metrópole nortenha

“Os portuenses que moram junto à Via de Cintura Interna (VCI), na zona do Amial, “estão sujeitos a níveis de benzeno [um hidrocarboneto carcinogénico] que excedem os valores-limite de protecção à saúde humana”. Esta é a principal conclusão de um estudo apresentado ontem por Nélson Barros, do Centro de Investigação em Alterações Globais, Energia, Ambiente e Bioengenharia da Universidade Fernando Pessoa (UFP).”

Não é preciso nenhum estudo para sabermos que não há condições mínimas de salubridade para se viver num sítio como este. Mas o que é um facto é que a modernidade entrou-nos pelas casas dentro enquanto a maioria andava distraída com as luzinhas dos shoppings.

O que fazer quanto a isto? Elaborar políticas ambientalmente correctas de opção por veículos menos poluentes, melhoria dos transportes públicos, redução do tráfego na cidade, etc., ou destruir o alcatrão de forma à estrada ficar intransitável e deixar crescer o verde por entre as fendas abertas? Se a primeira opção parece a mais equilibrada também é verdade que tem sido o foco das lutas ambientalistas que têm feito um perigoso jogo de compromisso que de facto nos trouxe até ao ponto em que estamos. Talvez destruir tudo também não seja a melhor opção, mas temos de começar a ponderar seriamente a possibilidade de radicalizar essas lutas e exigir muito mais de e para nós mesmos. E essa radicalização terá forçosamente que passar pela destruição de muito do que existe.

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: