“Sabes como se faz descarrilar um comboio?”

610x

Crónica de Georges, militante da Confederação Nacional do Trabalho francesa (anarco-sindicalista), publicada no Tertúlia Liberdade

“Bem, vou começar esta crónica com uma anedota. Não sei se ouviram falar disto em Portugal, mas aqui em França falou-se um pouco. Mas um pouco, pouco. Não minto. Então é assim. Um carpinteiro teve problemas com o seu telemóvel. Enquanto o aparelho esteve em reparação a companhia Bouygues emprestou-lhe outro. Um amigo enviou-lhe um SMS aonde escreveu:” Sabes como se faz descarrilar um comboio?”.Não se sabe a razão do SMS. Se calhar o amigo tinha chegado atrasado à estação ou outra coisa qualquer. O telemóvel foi depois emprestado a um empregado da SNCF, os caminhos-de-ferro franceses. Esse leu o SMS que não tinha sido apagado e fez uma denúncia à polícia.

O pobre carpinteiro foi apanhado de manhã em casa, que foi devassada ficando muitos dos seus móveis partidos, e conduzido à esquadra de polícia onde permaneceu por 23 horas detido. A mesma coisa aconteceu ao amigo que tinha enviado o SMS. Mas este calhou com “comissário” de polícia mais inteligente e ficou menos tempo na cadeia. Depois de verem que isso tudo não passava de uma parvoíce libertaram-nos.

Pensam vocês que a policia pediu desculpa ou coisa parecida. Nem sonhar. Isso é só nas telenovelas. O “comissário” disse-lhe:”A próxima vez que um comboio descarrilar vamos ter contigo outra vez”. Podia ser uma anedota. Mas é a realidade da situação em França. Faz pensar ao romance de Kundera “A Brincadeira”. Não sei se os comboios vão descarrilar, mas muitas coisas estão a descarrilar aqui em França.

Mas a crise não tem só aspectos negativos. Uma nova forma de luta é o “sequestro de patrões”. Fala-se muito disso nos meios de comunicação social. Enfim: ” sequestro” é uma palavra um pouco desproporcionada. Os trabalhadores impedem aos patrões de sair da empresa enquanto estes não assinam uma convenção que dá mais dinheiro aos empregados despedidos. Um pouco de salário a mais nunca é mau. Mas isto não resolve os problemas de fundo. Mas mesmo isto já está a meter medo às centrais sindicais oficiais. A CGT já pediu aos operários para terem cuidado com “os provocadores”. Nunca se sabe se depois de deterem os patrões não lhes vem a ideia como em Guadalupe de começarem a “sequestrar ” as fábricas e porem-nas a trabalhar sem patrão.

No último 1º de Maio houve muito menos pessoas na rua do a 19 de Março que foi dia de greve. E mesmo assim já não se viam tantas pessoas a desfilarem desde há anos. Se agora o povo prefere fazer greve em vez de desfilar nos dias feriados as coisas estão a ir no bom sentido. O que explica a necessidade de meter medo aos carpinteiros.”

mescalero
Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Troll da Silva  On Quarta-feira, 13 Maio 2009 at 3:04 pm

    Temos que começar a ser todos “carpinteiros”. Isto não tem conserto, enquanto o povo não tomar o destino nas suas mãos. A revolução é p’ra já!

  • mescalero  On Quinta-feira, 14 Maio 2009 at 10:32 am

    É isso tudo meu caro.

  • Carlos  On Quinta-feira, 14 Maio 2009 at 3:01 pm

    http://tarnac9.wordpress.com

    Pelos vistos nao ha nada que os franceses se orgulhem mais do que a fiabilidade dos seus comboios!

  • mescalero  On Quinta-feira, 14 Maio 2009 at 8:02 pm

    Um outro grupo que foi criminalizado pela polícia, desta vez na “terra da liberdade”, os EUA, foi o MOVE, só que estes além de presos foram massacrados e bombardeados em plena cidade de Filadélfia. Agora estão a ser ouvidos para ver se saem em liberdade condicional.

    http://www.move9parole.blogspot.com/

  • Marreta  On Sexta-feira, 15 Maio 2009 at 10:18 am

    Posso ser merceeiro, posso? É que no outro dia enviei um SMS para a secretária do director lá da empresa a perguntar como é que se cortava bacalhau…

    Saudações do Marreta.

  • mescalero  On Sexta-feira, 15 Maio 2009 at 5:49 pm

    Caro Marreta, actividade perigosa e potencialmente subversiva, cuidado…!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: