Movimento para a Democracia Directa

No próximo Sábado vai ser fundado em Alcobaça um novo movimento de insastifeitos com o estado da democracia. O apelo parte do conhecido blog Do Portugal Profundo e vem devidamente acompanhado de uma declaração de princípios. O nome é sonante e auto-explicativo: “Movimento para a Democracia Directa – DD”. Democracia directa, uma forma de democracia em que as decisões são tomadas directamente pelas pessoas em vez de por representantes previamente eleitos. Ou não será bem assim? Na verdade o que o movimento pretende é introduzir alguns mecanismos de democracia directa na democracia representativa. Democracia directa dentro dos partidos, por exemplo.

Não é plausível que se fossem implementadas as medidas propostas mudasse realmente alguma coisa no que respeita a políticas e corrupção no Estado. Há também uma ingenuidade flagrante em pontos chave do discurso “para promover a reforma da democracia representativa e recuperar o poder do povo, usurpado por representantes iníquos.” Como se o parco conjunto de propostas apresentado permitisse ao povo recuperar o poder de que obviamente está alheado. Poder que aliás nunca teve, por isso não pode ser REcuperável. E como se os representantes deixassem de ser iníquos com a introdução de algumas reformas na democracia representativa.

O que ainda é positivo nesta proposta é a constatação do distanciamento das populações da classe política. Nunca é demais reafirmá-lo. E que este movimento possa contribuir para pôr as pessoas a falar sobre democracia directa. Talvez possam ir mais além dos exemplos das experiências suiça e californiana e realmente questionem a representatividade como o “fim da história” em termos políticos.

mescalero

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Carlos  On Sexta-feira, 27 Março 2009 at 6:32 pm

    É positiva a atitude, o problema é como habitual a escolha da “reforma” em vez da “revolucao”. Reforma é sempre dentro dos parametros DELES, sempre.

  • adília  On Sábado, 28 Março 2009 at 12:20 pm

    Democracia Directa! Mas isso funciona? Santa ingenuidade! Parece que existiu na Grécia antiga em pequenas cidades-estado; mas aí os cidadãos, em número escasso, suportados por um regime esclavagista, tinham o ócio que lhes permitia ocuparem-se do «negócio público», e mesmo assim … deixaram as «esposas» convenientemente fora do assunto.
    De resto os proponentes deste movimento nem mesmo parece terem tido capacidade para tratarem devidamente os problemas da sua própria cidade pois permitiram que a Câmara às custas do dinheiro dos contribuintes fizesse, na área do Mosteiro, um arranjo paisagistico milionário de gosto e interesse mais do que duvidoso. Será que, embalados nas ideias, vão continuar na inacção e permitir que se volte a repetir a proeza, como já se fala, na zona, lindíssima da própria Câmara Municipal?

  • guto  On Sábado, 28 Março 2009 at 7:13 pm

    Os verdadeiros democratas são os anarquistas!

    De qualquer maneira, eu ia ficar feliz se um movimento grande assim surgisse aqui no Brasil. Pelo menos um espaço de debate da ação direta.

  • mescalero  On Terça-feira, 31 Março 2009 at 2:27 pm

    Carlos e Guto, concordo com o que dizem. cumps

    Adília, a democracia representativa tem sido um desastre. O que se passa é que ninguém culpa o sistema político por esse desastre. Há sempre outros responsáveis.

  • Salvador Dagoberto  On Quarta-feira, 9 Setembro 2009 at 9:30 pm

    Não me importava nada de ver uma revolução em Portugal. Portugal anda as moscas… nunca acontece nada de especial… se acontecesse uma revolução democrática directa em Portugal era um grande passo em frente. Portugal necessita de pessoas mais optimistas… mais activas politicamente. A democracia directa é a escolha acertada. Se resulta na Grécia Antiga, porque não iria resultar em Portugal? PS: No meu blog, na minha ideologia eu sou a total favor da democracia directa… apaixonei-me por essa visão política quando a descobri na Wikipédia – simples e simples. É disso que Portugal precisa realmente. Fique bem. Obrigado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: