Política como continuação da guerra

A reacção é recorrente e já nos habituamos a ela. Em qualquer acção directa que fuja ao controlo dos partidos e não leve bem visíveis as suas marcas identitárias, corre sempre o boato que “alguém” há de estar por detrás daquilo. É a forma imediata e simples de enquadrar o acontecimento no terreno circunscrito da politiquice, quer porque não se concebe a intervenção social de outra forma, quer porque se lhe pretende dar outro significado, levá-lo para o campo político-partidário, desvalorizá-lo ou instrumentalizá-lo.

Isto a respeito do que o blog A-sul tem dito acerca da manifestação na zona pedonal automobilizada de Almada (ALMADA PEDONAL E O RADICALISMO AMBIENTAL, ALMADA PEDONAL, ZONA PEDONAL, DECRETAR, PEDONALIZAR, PROTESTAR!, OS CARACÓIS DA VERDE EUFÉMIA), que não tem sido pouco, e quase sempre da pior maneira. Este auto-denominado “grupo de cidadãos com preocupações ambientais” mostra-se mais preocupado em partidarizar o protesto contra a Câmara da CDU do que em debater propriamente o assunto, e até, porque não, unir esforços por uma causa que supostamente deveria ter muito de comum.

Talvez seja porque a visão ambiental que defende é bastante estreita ao não considerar a responsabilidade individual de quem usa indevidamente a zona pedonal, preferindo circunscrever o problema à má política camarária – que, diga-se de passagem, também é uma realidade, coisa que um protesto daquela natureza traz obrigatoriamente implícito – mas o tom agastado, virulento e ofensivo dos posts levam a crer que não será essa a razão e terá mais a ver com a costumeria chicana política.

«não alinhamos em extremismos que roçam , como já referimos, uma Razão paternalista que identificamos como fascizóide»

«não alinhamos nos bodes espiatórios encontrados por alguns iluminados, nem nos métodos de verdadeira guerra cívil adoptados»

«é conhecida a nossa posição contra este tipo de acção de puro terrorismo dito “ambiental”»

E por aí adiante…

A cereja em cima do bolo é a associação que o A-sul quer fazer entre os manifestantes da zona pedonal com o Movimento Verde Eufémia, talvez apelando às associações que foram feitas na altura com o BE, que, tal como agora, não passavam de manipulações e diversões para elidir o protesto em si.

Uma última nota para fazer reparar que para o A-sul a polícia não atacou à bastonada manifestantes pacíficos, pessoas com crianças ao colo e idosas pelo meio, não mandou 3 para o hospital e deteve 2, não apagou ilegalmente fotografias das câmaras dos presentes e não abordou as pessoas como capangas irracionais

“dei-te uma e volto-te a dar, filho da puta”

“se eu não estivesse fardado já te tinha fodido todo”

Para o A-sul, a polícia “repôs a ordem”. E assim, seguindo o raciocínio de Foucault, se assiste à circunstância de ser a política a prolongação da guerra (bastonada) por outros meios, ao contrário do que propôs Clausewitz originalmente.

marchacaracol

mescalero

Advertisements
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Ogre  On Quinta-feira, 22 Janeiro 2009 at 6:24 pm

    Também não consigo perceber qual o tipo de “preocupações ambientais” deste suposto grupo “verde” ao fazerem este tipo de defesa dos automobilistas. Estou em crer que as suas preocupações são mais de cariz partidário que outra coisa e ao hastearem a bandeira verde, revelam apenas a confusão e oportunismo que os norteiam.
    Não estou, de modo nenhum, a defender a CMA, que é a causa de todo este problema ao inventar uma solução mal planeada, ou mal dirigida, para o centro da cidade. Nem tenho a certeza de que pedonalizar totalmente a zona seja a melhor solução. De que tenho a certeza, é que não se pode agredir desta maneira quem está no exercício do seu direito de opinião.
    Já a opinião da maioria destes detractores (é ver os inúmeros comentários convenientemente anónimos em muitos blogues) é também ela violenta, ignorante, parcial, intolerante, por vezes estúpida e muitas vezes salazarenta. Não gosto deles, não quero nada com eles, mas não gostaria nada que lhes caísse uma carga de polícia de choque em cima por causa das porcarias que dizem!

  • mescalero  On Quinta-feira, 22 Janeiro 2009 at 9:31 pm

    Focaste um ponto que me faltou referir, a defesa do automóvel, o que é incrível vindo da parte de ambientalistas.

  • Ogre  On Sexta-feira, 23 Janeiro 2009 at 2:20 am

    E por falar em salazarentos, dá (dêem) um salto ao Blogre e vejam o que lá me deixaram esta tarde, ainda dobre este assunto.
    Abraço.

  • agitador  On Sexta-feira, 23 Janeiro 2009 at 4:38 am

    só neste país, uma simples manifestação pacifica, um acto de livre expressão, transformar-se num acto reaccionário????

    concordo por inteiro que isto se tornou num assunto politiqueiro e nada mais. isto só denota algo, que há pessoas que não sabem viver em democracia, e muito menos o que isso significa…

    eu estive a ver uma historia qualquer nos comentarios sobre um contra movimento via sms…. soa-me que a coisa vai descambar.

    esperemos que não…

  • mescalero  On Sexta-feira, 23 Janeiro 2009 at 10:47 am

    Sim, parece que estão a organizar uma contra-manifestação. É a reacção, meus caros :)

  • mescalero  On Sexta-feira, 23 Janeiro 2009 at 10:58 am

    Caro Ogre, vi agora os comentários a que te referes. Já tinha dado para perceber o cripto-fascismo em alguns destes contra-manifestantes mas eles começam lentamente a dar a cara. O Salazar, pelos vistos, seria a favor de uma zona pedonal cheia de automóveis. Ou seja, estaria com as políticas camarárias… da CDU.

  • gomes  On Segunda-feira, 26 Janeiro 2009 at 1:39 am

    Há gente que ainda vive com o fantasma do fascismo.
    Em tudo que é contra aquillo que julgam ser correcto ou de esquerda só vêem a sombra do fascismo.

  • agitador  On Segunda-feira, 26 Janeiro 2009 at 4:29 pm

    ainda ontem vi um no meu sotao… espera ai, nao tenho sotao.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: